DEVOÇÃO CIGANA


Sarah, Sarah, Sarah... Luz e benção em nossa vida!

Assim eu vejo a Santa Negra, que tanto alegra meu coração, que tanto prospera em nosso espaço e sempre invade o nosso espirito com alegria e confiança.

Eu não nasci cigana, mas me sinto uma! Nasci de uma família católica, que me ensinou os bons costumes de ter devoção.

Hoje minha devoção, meu encantamento é por esse povo que tanto estimo. Os ciganos.

Especialmente a cigana da Luz, Elizabeth, que trabalha em nosso centro espiritual. Cigano Pablo seu companheiro! Cigano Igor, espirito que guia minha irmã Sandra na matéria. Cigana Esmeralda que me ensinou esse caminho! Cigana Sarah, Cigana Sarita, Cigana Samantha, Cigana Carmencita, Cigana Carmem, Cigana Ametista, Cigana Jade... Todas sem exceção. Cigano Thiago, filho de nossa querida mentora Beth! Ramirez, Ramiro, Ricardo, Wladimir e outros tantos ciganos e ciganos que passam por esse espaço, nos ensinando a amar e a respeitar a liberdade do próximo.

Por isso, com licença de toda a nossa nação espiritual, dedicamos a nossa página aos seus costumes e ensinamentos ciganos. Optchá... Ciganos!

Quando a cigana, em sua mesa de carteado, diz assim: Buenas Dichas! Ela vai ler a sorte! Pode ser por seu baralho ou nas linhas das mãos dos consulentes.

Segundo o conceito cigano, os homens é que ficam com o trabalho de cuidar e lavrar a terra e as mulheres saírem as ruas para espalhar as “Buenas Dichas”.

O povo cigano não tem religião, o céu é sua estrada a Terra sua casa! Respeitam a natureza, os mais velhos, cada momento importante da vida do cigano é um motivo de comemoração.

Segundo as tradições ciganas, cabe à mãe ensinar sua filha primogênita tudo sobre os conceitos ciganos, bem como o pai ensinar seu filho primogênito.

São muito rigorosos em relação a algumas regras de conduta e vestuário. As mulheres ciganas podem ostentar, orgulhosamente, o colo, que representa, de forma sagrada, a fertilidade, mas jamais exibir a barriga e as pernas. Os homens sempre vestindo calças, procuram, em sinal de respeito, encobrir suas pernas.
Ciganas casadas usam lenços amarrados sobre suas cabeças e, se viúvas, esses lenços são negros.

Os homens usam chapéus ou lenços, havendo, também os lenços amarrados à cintura, havendo diferenciais, também, em relação à cor e à posição do nó.
As mulheres se encarregam de serviços como a cozinha, a limpeza da casa e, conforme dito, a buena dicha. Cabe ao homem os serviços pesados, como carregar móveis, cortar e carregar lenha, e demais serviços braçais.

Para os ciganos tudo é magia e o que é, aparentemente, um simples bailado é, para eles, um verdadeiro ritual, repleto de significados, indicados, principalmente, por alguns movimentos das mãos, por exemplo. Respeitam muito a natureza.

A Natureza é considerada sagrada, pelos ciganos, bem como os animais. Eles não toleram nenhum tipo de devastação, desrespeito e maus tratos.

As crianças e idosos também são considerados de extrema importância. Em uma refeição cabe à cigana, dona da casa, servir, primeiramente, os idosos e as crianças. O idoso, por portar a tradição e os bons costumes, e a criança,  seu legado, sua herança.

Os ciganos NÃO toleram derramamento de sangue em seus rituais. Seja sangue humano ou de animais. Tudo que é utilizado em rituais ciganos remete à vida, ao respeito e à natureza. Eles não sacrificam animais para a realização de seus rituais. Dentre todos os rituais, o mais conhecido são as simpatias ciganas, para todos os tipos de problemas existe uma simpatia.

Pacha Romale Dron que significa: Caminho da Vida Cigana.

E como um caminho da vida cigana, são seus oráculos, não podemos deixar aqui de cita-los, eis eles:

BARALHO CIGANO
QUIROMANCIA
BOLA DE CRISTAL
SUNAKA
OS ESPELHOS CIGANOS
AS CONCHAS
FOGO SAGRADO
AGULHAS ENCANTADAS

PUNHAL
BORRA DE CAFÉ OU CHÁ
PINGO DE CERA
ORÁCULO DA NATUREZA
ORÁCULO DOS CRISTAIS
VIDÊNCIA NO COPO D´ÁGUA
ORÁCULO DOS DOMINÓS


Os ciganos não possuem uma religião definida. Eles definem sua religião como a LIBERDADE. Ser cigano não é pertencer a uma religião, é pertencer a uma etnia ou admirá-la, bem como à sua cultura. Os ciganos, desde os primórdios, por onde andam, assimilam a religião local, para uma convivência pacífica com seus habitantes.
Encontraremos ciganos católicos, hindus, muçulmanos, protestantes, etc., por aí.
Não há, também, a despeito do que se diz, um país que possa ser definido como “O País de origem dos ciganos”. Uma vez que muito pouco de sua história foi documentada, é impossível saber, ao certo, a que nação pertence os ciganos. Na verdade, enfim, como diz o lema desse povo incrível: “O Céu é meu teto, a Terra é minha pátria e a Liberdade é minha religião”.

Curta a nossa página: https://www.facebook.com/7raios2014  e conheça a semana cigana!
Uma semana cheia de feitiços, encantamentos para harmonizar a nossa vida.

Um comentário:

Gabriela Mello disse...

O sentimento que eles nos trazem é inexplicável. Optcha!