Oxalá - Expressão muito usada, em determinada frase com otimismo ou esperança, na verdade é uma referencia a deus, resumindo é um sinônimo em relação a se dirigir a deus, e tem a ver com (Alá) nome atribuído a deus pelos muçulmanos, e está correto da mesma forma que javé ou jeová pra quem é cristão em geral ; a diferença foi a origem da língua atribuída a deus, mais não existe diferença entre javé, jeová, e alá, ambos se refere a deus, assim como Oxalá.
 
O que dizer de Oxalá? Que Oxalá é o trono natural da fé e seu campo de atuação é a religiosidade dos seres, aos quais ele envia o tempo todo sua vibrações estimuladoras da fé individual e suas irradiações geradoras de sentimentos de religiosidade.
FÉ, eis o que melhor define o Orixá Oxalá.

Mas é o poder da criação? Sim ele é o orixá que criou o mundo e a espécie humana. Apresenta-se de duas maneiras: moço e velho – O tipo OXAGUIÃ é um jovem guerreiro combativo. Normalmente tem boa aparência, podem ser altos, baixos, forte e magros, pois seu arquetipo não o traduz, não é agressivo nem brutal, teimosos, individualistas e altruístas. Não despreza o sexo e cultiva o amor livre. É alegre, gosta profundamente da vida, é falador, brincalhão e ao mesmo tempo teem muita seriedade e não perdoam a Injustiça. Ao mesmo tempo é idealista, defendendo os injustiçados, os fracos e os oprimidos. Orgulhosos, gostam da boa briga pela boa causa, às vezes, uma espécie de D. Quixote. Os seus pensamentos originais geralmente antecipam os da sua época. Ele é o nascente e o dono das manhãs. Seu símbolo é o idá – espada. Suas cores são representadas pelo azul e branco.
Já o tipo OXALUFÃ (Oxalá velho) é frágil, delicado, friorento. Compensa sua debilidade física com grande força moral, e seu alvo à realizar a condição humana no que tem de mais nobre. É fiel no amor e na amizade. Oxalufã é o poente e o sábio, o Eremita do Tarô. Seu símbolo Ôpa XôrÔ, o cajado da Vida, da esperança, do equilíbrio entre os mundos. Sua cor o branco leitoso. Dia consagrado a Oxalá é a sexta-feira. O maior símbolo de Oxalá é a pomba, a representação da paz, é um orixá de paz e dono de todas as cabeças, todos, sem excessão são filhos de Oxalá.
 
Assim é Oxalá:
Oxalá os olhos que tudo vê os ouvidos que tudo escuta
Oxalá é sopro da vida de todos os seres é a voz que ecoa a todos os Orixás;
Oxala as mãos que curam e esta é extensiva a todos os Orixas;
Oxalá é o Pai que tudo criou de mais lindo ao mais belo do Universo a Terra;
Oxalá que tudo faz e tudo sabe. Oxalá que tudo melhore, que tudo se acalme.

Comida de Oxalá: Ebô - Vela Branca - Bebida: água - 
**** Nosso Senhor do Bonfim *** Jesus Cristo *** Buda ***

Nenhum comentário: