Olá meus amigos! Que a paz de Oxalá esteja com todos vocês!

Estamos próximos a festa de Pai Ogum, neste terreiro comemoramos a 9ª Festa. Não podemos esquecer que também é comemorado dia do Índio, 19/04, temos datas especiais este mês: minha saída para Ogum, rituais de abundância e prosperidade, as  invocações ao 4º raio e claro nossa tradicional festa para Ogum.

O que eu venho falar hoje aqui, é sobre o Orixá Ogum, grande Orixá, que com sua determinação luta pela ordem, pela verdade e pelo cumprimento da Justiça Divina através da Lei Maior. 

Ogum, atua também no 7º Raio. Raio esse do Ritual e Magia, constitui a expressão da vontade na manifestação interna e externa. Tem o seu poder assegurado em todo círculo, que representa a Vontade condicionada e a experiência através da síntese ritualistica. Ajuda a quebrar todas as demandas enviadas através da magia.

Em Iorubá significa luta, guerra. É a divindade da metalurgia, do aço, dos grandes caminhos. Orixá de grande força e poder; da manutenção da vida. Força dominadora e incontrolavél, Ogum é o senhor das guerras, dono das armas, senhor dos exércitos, da força do sangue que correm nas veias, por isso que falamos que filho de Ogum é "esquentadinho", com todo o respeito.

Pelas próprias caracteristicas deste Orixá, vemos que seus filhos são sempre pessoas valentes, destemidas, em busca de novos objetivos, novos caminhos. São pessoas perspicazes, objetivas, corajosas. O lado negativo é que quando não conseguem seus objetivos, podem se tornar violentos e possessivos. Eu falo por mim também, afinal sou filha de Ogum Xoroque, na Umbanda conhecido como Ogum Mege.

O dia consagrado a Ogum é a terça-feira. Suas cores são o azul marinho, o vermelho e dependendo da nação e da qualidade carrega o verde também. Filho de Yemanjá, irmão de Exu e Oxosse, também carrega as qualidades dos irmãos. Sempre quando for assentado deve-se colocar "presentes" para Exu e Oxosse.

O local preferido de Ogum são as estradas. Sua função é abrir os caminhos, deixando estradas abertas para que possamos seguir em frente.

Ogum gosta de vinho, de gyn ou da cerveja branca, de feijão preto ou mulatinho. Suas frutas prediletas são a manga espada e o cajá; suas folhas são a aroeira, a espada de são jorge e claro as folhas de mariwô (dendezeiro). Ogum é representando nos candomblés, por uma ferramenta especialmente preparada. Suas oferendas podem ser entregues nas Estradas de terra, nos trilhos de trem, tudo depende da qualidade de Ogum. No sincretismo religioso está ligado a São Jorge, Santo Antônio e Arcanjo Miguel.

Ogum será sempre nosso defensor, pois está sempre disposto a nos ajudar a defender uma causa justa.

Oferenda simples para Ogum ajudar a abrir os caminhos:

* três inhames-cará
* azeite de dendê
* mel
* uma garrafa de cerveja branca
* vela azul marinho ou vermelha
* um alguidar de barro
* palitos de dente mais ou menos três caixas

Modo de fazer:

Assam-se os inhames, com casca, no forno, deixando esfriar no alguidar, em seguida vai colocando os palitos de dente, até formar "um porco espinho", coloque dendê e um pouquinho de mel, faça a sua firmeza no alguidar, abra a cerveja , colocando um pouquinho em volta do prato (fora), acenda sua vela, faça seus pedidos. Fósforo também é necessário, além do charuto, embora sem obrigatoriedade. Depois que a vela acabar, leve a uma estrada aberta, deixe apenas os Inhames na Terra, despeje a cerveja em volta, agradecendo a Ogum, não suje a estrada tá? O alguidar pode ser reaproveitado para futuras oferendas.Concentre-se no seus pedidos, não peça para derrubar ou ferir ninguém, pois essa oferenda é exclusiva para abertura de caminho. E Ogum sendo, um general da Umbanda, atenderá apenas os pedidos da Lei e Ordem.

Fique com a Luz de Ogum, e no dia 23/04, seu dia, firmem seus pensamentos, acendam a sua vela e saudem Ogum. Ogunhê Patacori, meu Pai. Olhe por todos nós!

Luz,
Adriana S Martins

Nenhum comentário: