23 de Abril - Dia de Ogum


Nação Omoloco

 

Nação Omoloco

 ... Ogum, vencedor de Demandas!

 

Para quem é filho de fé, para quem bate a cabeça no conga, para quem anda descalço e veste o branco, para quem usa guia no pescoço e de forma alguma tem medo de mostrar a sua fé. Para quem acredita no Santo todo poderoso, que tem um alazão branco, que usa espada e não tem medo de enfrentar o inimigo... Sim, isso é para todo o filho de Umbanda, que tem fé em Ogum e para quem também é adepto a nossa religião e que de alguma forma tem fé em São Jorge Guerreiro.
O nosso homenageado está semana!
 
Sincretizado na Umbanda como Ogum, São Jorge guerreiro, não teve medo de deixar de ser um soldado romano e se entregar a bandeira de Cristo. Como muitos de nós, Umbandistas. Passar a verdade, a caridade, sem julgar o próximo pela sua crença.
 
Sempre, mas sempre, fui atendida pelo meu Pai, sou filha de Ogum e não tenho medo nenhum de dizer isso, não temo, mas vigio, assim ele me ensina toda vez em que recebo a sua vibração, e cada vez que eu estou com ele, em cada vela que acendo, em cada vez que ajoelho e recorro as suas forças. Não temo! Confio.
 
Nesse caminhar, encontramos tantas as dificuldades, tantas pessoas com o coração endurecido e cheio de pedras para atacar e machucar aquele que muitas vezes tem seu coração cheio de amor para dar. Nessa hora difícil, eu recorro para Ogum, para que ele não me deixe cair em tentação, para que me sustente e me faça forte! Não, eu não quero ser melhor que ninguém. Eu apenas quero fazer a diferença que nasci para fazer. E eu faço muita diferença na vida de quem me procura, tirei a palavra orgulho e coloquei em seu lugar a satisfação de fazer o bem sem olhar a quem!
 
Vamos conhecer um pouquinho mais sobre essa falange Guerreira, vamos conhecer o que representa Ogum.
 
Orixá Ogum, é um poderoso , dono do ferro e do fogo. Ele é um guerreiro, um lutador que defende a lei e a ordem. Este Orixá abre os caminhos e vence as lutas, agindo pelo instinto para defender e proteger os mais fracos. Todas as lutas, as conquistas, as vitórias são presididas por Ogum. Ele é a lei divina em ação, que pune e premia, mas não gosta de ser invocado em vão. É fácil invocar Ogum, mas controlar as suas ações é impossível.
 
O dia da semana consagrado a Ogum é a terça-feira, que coincide com o dia dedicado pelos romanos a Marte, o deus da guerra. Sempre ligado à força e ao poder, ele é o dirigente que não quer ter suas ordens desobedecidas. Ogum pode ser associado ao arcano IV do Taro: o Imperador; como esse arcano ele encarna a vontade firme aliada a força de execução, as energias fluindo para uma realização material. Ele protege seus domínios de forma consciente, seguro do poder que representa. Enfocado como arquétipo, Ogum contém elementos fortes e consistentes que o mantém como uma figura viva e atuante na esfera psíquica do homem.
 

OGUM é um ORIXÁ importantíssimo na África, Brasil e em Portugal.
Foi OGUM quem ensinou aos homens como forjar o ferro e o aço. Ele tem um conjunto de sete instrumentos de ferro: alavanca, machado, pá, enxada, picareta, espada e faca, com as quais ajuda o homem a vencer a natureza.

 

Em todos os cantos da África negra OGUM é conhecido, pois soube conquistar cada espaço daquele continente com a sua bravura. Matou muita gente, mas matou a fome de muita gente também, por isso antes de ser temido OGUM é amado.

 
A Espada! Eis o braço de OGUM.
 
O campo de atuação de OGUM é a linha divisória entre a RAZÃO e a EMOÇÃO.
 
No Ketu, costuma-se dizer que OGUM é aquele que está sempre vigilante, marcial, extremamente disciplinado e sempre pronto para agir onde quer que seja chamado. Mas temos que chamar este ORIXÁ corretamente, pois ELE conhece e domina todos os caminhos e nunca se perde.
 
Os locais consagrados a OGUM ficam SEMPRE ao ar livre, na entrada das casas ou roças de CANDOMBLÉ.
 
OGUM é o ORIXÁ que sempre vence as demandas para as pessoas. Mas temos de ter muito cuidado com aquilo que pedimos para ELE. Se OGUM achar o pedido injusto, ELE se volta contra quem fez o pedido.
 
Fisicamente, OGUM é magro, mas com músculos e formas bem definidas. Partilha com EXÚ o gosto pelas festas e conversas infindáveis e gostam de brigas boas. Se não fizerem a sua própria briga, compram as de seus amigos e colegas.
 
OGUM gosta de pisar a terra com os pés descalços. É batalhador e não mede esforços para atingir seus objetivos. E mesmo contrariando a lógica, luta insistentemente e vence.
OGUM não se prende à riqueza, o que ganha hoje, gasta amanhã. OGUM gosta mesmo é do PODER, gosta de comandar, é um líder nato. OGUM é o que vem primeiro, é aquele que está sempre a frente...    
Ogum
 

Não é atoa que quando o atabaque toca, meu corpo logo responde! Sinto o arrepio e a força de Ogum chegando! Seu brado, sua força! Ogun no terreiro de Umbanda!

Considerações
 

Cor

Vermelha (Azul Rei) (Em algumas casas também o verde)

Fio de Contas

Contas e Firmas Vermelhas Leitosas

Ervas

Espada de São Jorge, São Gonçalinho, Quitoco, Mariô, Lança de Ogum, Coroa de Ogum, Espada de Ogum, Canela de Macaco, Erva Grossa, Parietária, Nutamba, Alfavaquinha, Bredo, Cipó Chumbo, losna, abre caminho, folha de goiabeira, eucalipto, folhas de mariwo, folha de bugre.

Símbolo

Espada. (Também, em algumas casas: ferramentas, ferradura, lança e escudo)

Pontos da Natureza

Estradas e Caminhos (Estradas de Ferro). O Meio da encruzilhada pertence a Ogum.

Flores

Crista de Galo, cravos  e palmas vermelhas.

Metal

Ferro (Aço e Manganês).

Saúde

Coração e Glândulas Endócrinas

Dia da Semana

Terça-Feira

Chakra

Umbilical

Saudação

Ogum Iê

Bebida

Cerveja Branca

Comidas

Cará, feijão mulatinho com camarão e dendê. Manga Espada, feijoada, inhame

Numero

2

Data Comemorativa

23 de Abril (13 de Junho)

Sincretismo

São Jorge. (Santo Antônio na Bahia)

 ATRIBUIÇÕES: Todo Ogum é aplicador natural da Lei e todos agem com a mesma inflexibilidade, rigidez e firmeza, pois não se permitem uma conduta alternativa.

Onde estiver um Ogum, lá estarão os olhos da Lei, mesmo que seja um "caboclo" de Ogum, avesso às condutas liberais dos frequentadores das tendas de Umbanda, sempre atento ao desenrolar dos trabalhos realizados, tanto pelos médiuns quanto pelos espíritos incorporados.

Dizemos que Ogum é, em si mesmo, os atentos olhos da Lei, sempre vigilante, marcial e pronto para agir onde lhe for ordenado.

Cozinha ritualística

Cará com dendê e mel: lave um inhame em água corrente, depois coloque para assar no forno durante uns 45 minutos, assim que estiver assado abra-o no meio, coloque 7 moedas em um lado regadas com mel e mais 7 moedas do outro regadas com dendê. Assente-o em cima de um prato de barro e coloque seus pedidos, acenda uma vela de 7 dias vermelha ou azul marinho. Despache na estrada. Não tem necessidade de despachar o alguidar, pode ser reutilizado.
 
Grãos para Ogum:
 
07 punhados de feijão preto
07 punhados de feijão fradinho
07 punhados de milho de galinha
01 vela branca
01 caixa de fósforos

Torre os grãos acima descritos e leve em uma estrada de bastante movimento, ou uma estrada de ferro. Lá chegando acenda a vela chamando por Ogum e faça seus pedidos. Pegue os grãos e vá passando pelo corpo, pedindo a Ogum que tenha misericórdia e desamarre seus caminhos.
Se você tem vergonha de fazer isso, vá no terreiro de sua confiança e converse com a zeladora se ela pode passar isso em você, depois junte tudo em um alguidar e leve na estrada.
 
 
Orações:
 
Imagem de São JorgeOração de São Jorge
 
Oração de São Jorge é uma oração que atinge o número de mais de 60 mil buscas exatas por mês no Google, isto que dizer que existem muitas pessoas devotas a São Jorge Guerreiro. São Jorge foi um soldado padre que lutava pela sua fé cristã, a imagem de um jovem soldado montado em um cavalo branco atacando um dragão, é imortalizada porque existe um conto que isso aconteceu de fato.
“Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar. Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos. Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo. São Jorge Rogai por Nós.”
Oração de São Jorge Para Abrir Caminhos
 
Oração de São Jorge Para Abrir Caminhos, é orar para que os caminhos sejam abertos através da oração de São Jorge, mas o que este termo quer dizer ? Abrir caminhos quer dizer, arrumar emprego, fechar contratos, conseguir novos clientes nas empresas, enfim, é mais voltado a área financeira, mas também é possível pedir para que os caminhos sejam abertos na vida sentimental, pois muitas pessoas sofrem nessa área, enfim seja qual for a área as pessoas costumam fazer a oração de São Jorge para abrir caminhos.

De repente os seus caminhos estão fechados, e parece que não da nada certo em sua vida, um passo pra frente e dois passos pra trás, você está precisando de ajuda, e acredite que Deus vai te ajudar, ele é poderoso para fazer sua vida ser transformada acredite em Deus para receber a benção.

Existem milhões de pessoas que buscam ajuda em oração na internet brasileira, e a oração de  São Jorge para abrir caminhos também é muito buscada, então vale a pena prestar a atenção e usar a sua fé em Deus para consegui vencer na vida, creia que seus caminhos serão abertos em nome de Jesus

Nesta casa, o caboclo Girassol, conhecido carinhosamente por Pai Girassol, indica sempre essa oração, acompanhada por velas azul marinho, que devem ser acesas por 21 dias.

" Ó Guerreiro, Deus Todo poderoso, Imagino São Jorge como guerreiro em uma batalha, tendo que ir na frente da batalha, para abrir os caminhos em uma guerra. Vivemos em uma guerra espiritual, onde o mal tenta fechar os meus caminhos, então, faça Senhor assim como São Jorge fazia em sua batalha, vai na minha frente, abrindo caminhos, quebrando a corrente, tirando os espinhos, ordena os anjos para comigo lutar, abre as portas para ninguém mais fechar, trabalha por mim pois em confio no Senhor, e se existe alguma inveja amarrando os meus caminhos, que saia agora! Ó Guerreiro vai na minha frente e tira todos os espíritos maus que tentam me obstruir! Em nome do Pai do Filho e do Divino Espírito Santo! Amem!"
 
Oração de São Jorge para afastar inimigos, é aquela que é feita para que as pessoas que se declaram nossas inimigas se afastem de nós. Hoje em dia muitas pessoas, com inveja, do sucesso de outrem, acabam se tornando inimigas inexplicavelmente das pessoas que se destacam, por isso muitas pessoas procuram orações para afastar inimigos, sendo assim que é devoto de São Jorge, procura consequentemente a oração de São Jorge Para Afastar Inimigos.

Essa oração foi elaborada anonimamente, com uma criatividade, para ajudar as pessoas que talvez sente dificuldades de se expressar, em sua devoção a seu “santo”. Veja uma modelo de oração para que os inimigos saiam de nossos caminhos, pois uma vez que eles saem, os caminhos começam a ficar abertos e as coisas começam a dar certo. Alguns chegam ao pode de fazer feitiços malignos, desejando o mal para o próximo. Se você deseja se defender dos inimigos, essa é a oração que pode ser feita pelos devotos a São Jorge.

"Ó Guerreiro, Guerreiro que não perdeu nenhuma batalha, Deus todo Poderoso!
Existem, inimigos que querem ver o meu mal, querem me ver na pior! Guerreiro, afaste os meus inimigos dos meus caminhos, expulsa esses inimigos dos meus caminhos! Apesar deles quererem o meu mal, eu, pelo contrario desejo o bem para todos, mas que não me atrapalhem mais, que eles se afastem de mim. Cavaleiro, guerreiro vencedor, cavalgue em meu favor destruindo todo o mal olhado, inveja, olho grande, pela fá no Deus filho, digo que todo o mal, vai embora dos meus caminhos! Em nome de Jesus! Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, Amém."


Oração de São Jorge Para Proteção | Imagem Facebook

Continuando a nossa singela homenagem a Ogum uma reza em Ioruba para expressar os nossos sentimentos de gratidão.

Oriki ou Oriqui é a mesma coisa que  Adura, Gbadura, Reza ou Louvação, Louvar em modo de invocar. A saudação abaixo está em Yoruba com a tradução em portugues, é utilizado dentro do culto ao orixá (nigéria).
O oriqui é muito utilizado em culto ao orixá em particular este é só para Ogum. Pode falar a louvação em Oferendas, convesando com Orixá, fundamentos, pedidose louvação. Também muito usado no culto ao Ibá Ogum (assentamento de Ogum).

A saudação em Yoruba:
Ògún laka aye
Osinmole
Olomi nile fi eje we
Olaso ni le
Fi imo bora
La ka aye
Moju re
Ma je ki nri ija re
Iba Ògún
Iba re Olomi ni le fi eje we
Feje we. Eje ta sile. Ki ilero
Ase.

A tradução em português.
Ogun poderoso do mundo
O próximo a Deus
Aquele que tem água em casa, mas prefere banho com sangue
Aquele que tem roupa em casa
Mas prefere se cobrir de mariô
Poderoso do mundo
Eu o saúdo
Que eu não depare com sua ira
Eu saúdo Ogun
Eu o saúdo, aquele que tem água em casa, mas prefere banho de sangue
Que o sangue caia no chão para que haja paz e tranquilidade
Axé


 

Nenhum comentário: