Salve, Salve meus companheiros da jornada espiritual,
 
Hoje vamos comentar sobre algo muito sagrado para a nossa querida Umbanda, sempre lembrando que damos por base os fundamentos de nossa casa. Não estamos aqui para impor nada e muito menos discuti-los, pois sabemos nos colocar no devido lugar e CADA CASA TEM SEU FUNDAMENTO.
 
O que sempre ressaltamos, é que você, médium trabalhador, precisa ser esclarecido sobre esses fundamentos e não deixar de conhecer nunca, sempre estudar, aprimorar os conhecimentos e claro respeitar o seu zelador.
 
Caso não haja concordância disso, use o bom senso e verifique se a casa que você se encontra engrandece a sua espiritualidade, se não estiver de acordo, procure focar em outra casa e não fique reclamando ou discutindo com seus irmãos de Santo, sobre os fundamentos da casa, se não concorda saia. A Umbanda é vibração de luz, não de discórdia.
 
Agora vamos lá:
 
Na nossa Umbanda, a palavra Amaci é de estrema importância.
 
AMACI vem da palavra ‘amaciar’, ‘tornar receptivo’, é um liquido preparado com folhas e águas sagradas escorado por alguns fundamentos específicos da Umbanda e que tem como objetivo a lavagem da cabeça/coroa do médium.
 
Em nossa casa, o AMACI começa ser preparado na quinta feira Santa, já com as ervas colhidas fresquinhas dos jardins, com as águas naturais e principalmente macerado pelas mãos dos pretos-velhos firmes de médiuns coroados. Fica no mínimo 12 horas de repouso e na Sexta-Feira Santa pela manhã é iniciada a lavagem de cabeça do médium. Lavamos a sua coroa mediúnica para a reaproximação, consagração, iniciação de sua mediunidade. Respeitamos as forças da quaresma, apesar de não sermos católicos, o nosso guia Chefe, determina que devemos fechar o nosso corpo nesse período e reabrir a nossa coroa no dia do Amaci.
 
Simbolicamente, o médium deve se considerar uma ferramenta usada pelo Divino em favor do Outro, da Comunhão e da Paz, um instrumento que deve e merece “reparos periódicos” para que não se perca a qualidade do trabalho manifestado, para que as engrenagens não enferrujem, para que as juntas não atrofiem, para que a maleabilidade não resseque e para que o molejo não se enrijeça.
 
Envolto em toda essa grandiosidade, um dos rituais mais potentes quando pensamos em “reparos periódicos”, é o que chamamos de AMACI, ou seja, não é só usado na Sexta Santa, e sim para qualquer urgência que aconteça com o médium, quando se dá uma obrigação de cabeça e assim por diante.
 
Este ritual também tem a finalidade de preparar o médium para receber as energias vibrantes do terreiro, por isso ele é diferente do banho de ervas preparado pelo filho. Ele recebe os fundamentos da casa, as folhas sagradas para oferecer ao filho de fé a limpeza de seu campo áurico, bem como confirmar as entidades trabalhadoras da coroa daquele médium.
 
No ritual, cada médium em fila deve estar trajado de branco e cada um com seu respectivo pano de cabeça branco, para que após a lavagem da mesma, seja esta protegida pelo pano. Importante salientar que tanto para os médiuns iniciantes como para os coroados, será indispensável que a energia do Amaci permaneça no campo áurico por pelo menos 24 horas. Neste dia, mantemos jejum pela manhã em respeito a Jesus Cristo, não comemos carne e guardamos esse dia para descansar.
 
amaci 03
 
Dessa forma pode-se dizer que o Amaci tem como finalidade:
a) apresentar ao filho ou a filha para o seu “Orixá” como um de seus instrumentos para o exercício de “Seu Amor” e de “Sua Luz”;
b) imantar e entregar a coroa do médium para o seu “Orixá Ancestral”;
c) iniciar o médium como um membro ativo da Umbanda, com responsabilidades e compromissos com os Orixás;
d) manter esse médium assistido e cuidado, já que sua coroa vibrará na intensidade e na força da Casa, sendo alimentado seu chácra coronário constantemente, garantindo mais segurança e harmonia para esse filho ou filha, possibilitando um maior cuidado e zelo do Pai-de-Santo com seus filhos do ponto de vista espiritual.
 
amaci 01
Salve amaci!
 
 
___________________________________________________________________________________
 

Nenhum comentário: